Você sabe o que é esse tal de engajamento que todo mundo fala? O que ele come, onde vive, que idioma fala? Então calma, que hoje viemos aqui acabar com esse mito do engajamento, então vamos lá?!

Quando as redes sociais, principalmente o Instagram, deram um BOOM e começaram a ser vista como oportunidade de negócio, focava-se muito em número de seguidores, como se esse fosse um bom medidor de audiência para as grande para as marcas. Porém, o tempo foi passando e logo percebemos que apenas ter um número de seguidores alto não necessariamente trazia resultados significativos.

Daí então, começamos a notar a importância desse tal de engajamento, que nada mais é que um conjunto de ações dos ‘seguidores’ ao interagir com o seu perfil. Visualizar, curtir, comentar, salvar, compartilhar um post, esses são os principais engajamentos das redes sociais. Em resposta a essas ações, os perfis devem responder os comentários, responder os directs, agradecer por feedbacks e tirar as dúvidas da audiência.

Sendo assim, o engajamento é que realmente valida a audiência da marca e promove o relacionamento com o seu público alvo, uma vez que, um seguidor que realiza essas ações no seu perfil, realmente está interessado no seu conteúdo e, consequentemente, na sua marca.

Tudo que envolve o engajamento pode ser sustentado na sua presença digital!

Em outros artigos, já falamos sobre a importância do seu negócio estar presente nas redes sociais, assim como também já falamos que essa presença precisa ser estratégica, gerando bom conteúdo e informações, e não apenas querer vender.

Postar conteúdos relevantes, que informem, eduquem e encantem seus seguidores será a porta de entrada para que você tenha um relacionamento com seu público de interesse. Um conteúdo relevante faz com que as pessoas queiram curtir, comentar, compartilhar e até salvar seus posts. E é nessa hora que a presença digital da sua marca acontece.

E para que você tenha ainda mais clareza sobre o quanto o engajamento é importante para a sua marca, preparamos termômetro de engajamento do Instagram, para que avalie se de fato o seu conteúdo tem sido relevante:

E sabe por que é importante ter um bom engajamento? Porque essa é uma ótima maneira de ter a divulgação da sua marca através de pessoas acreditam e confiam nela; para aumentar as vendas e o número de fãs da sua marca; para criar desejo pela sua marca; para estar mais próximo de seus clientes e possíveis clientes.

Então, descomplicou por aí? Conseguiu entender porque o engajamento é importante? Então, avalie o quanto a sua audiência se engaja com o seu perfil e continue produzindo bons conteúdos.